
O ciclo de pré-conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres Tereza de Benguela foi encerrado nesta quinta-feira (17), com a realização do encontro no distrito de Parafuso, em Camaçari. A atividade, promovida pela Secretaria da Mulher (Semu), aconteceu no Espaço Calasans e contou com a participação de representantes da sociedade civil, estudantes e lideranças comunitárias.
A iniciativa passou anteriormente pela Vila de Abrantes e pelo Teatro Alberto Martins (TAM), e teve como objetivo principal fortalecer o debate público sobre políticas voltadas às mulheres, reunindo propostas que representem a diversidade do território camaçariense.
Com o tema “Enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher”, a pré-conferência em Parafuso promoveu rodas de escuta e discussão sobre temas como violência de gênero, democratização da comunicação, acesso à cultura, autonomia econômica e inclusão social. As contribuições colhidas ao longo dos três encontros serão consolidadas em um documento-base que orientará a construção de políticas públicas no município, além de representar Camaçari nas etapas estadual e nacional da conferência.
Durante o evento, a secretária da Semu, Branca Patrícia, ressaltou a importância do trabalho contínuo da pasta na promoção do empoderamento feminino. “Por meio do Núcleo de Qualificação e Intermediação de Mão de Obra, temos levado capacitação profissional às mulheres, incentivando sua independência financeira e fortalecendo a construção de suas próprias histórias. Parafuso é um território de resistência e cultura, e precisa estar inserido nesse processo de escuta e representatividade”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Grupo de Acolhimento Fraterno Junior Ferreira, Lana Kátia Santos, também participou da ação e destacou a motivação pessoal que a impulsiona na luta por mais equidade. “O que me trouxe até aqui foi a dor da perda de um filho. Transformei o luto em luta. Hoje tenho a chance de fortalecer a consciência coletiva e de garantir que outras mulheres tenham oportunidades que eu não tive”, disse.
O encontro também contou com a presença de estudantes da Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana. A aluna Samile Santana, de 12 anos, destacou a relevância da experiência. “Foi edificante. Vi que nós, meninas e mulheres, temos apoio e espaço. Quero compartilhar isso com minhas amigas e dizer que precisamos falar sobre o nosso valor”, relatou.
Conferência Municipal será realizada no dia 25 de julho
Encerrada a etapa de pré-conferências, os esforços agora se voltam para a realização da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres Tereza de Benguela, que acontecerá no dia 25 de julho (sexta-feira), a partir das 13h, na Unifamec, em Camaçari.
