Camaforró 2025 encerra edição com público recorde e elogios à organização

Realizado entre os dias 20 e 23 de junho, o Camaforró 2025 reuniu mais de 250 mil pessoas no Espaço Camaçari, consolidando a edição como uma das maiores da história da festa junina no município. O evento foi encerrado na madrugada da terça-feira (24) e teve balanço positivo em áreas como segurança, saúde, cultura e mobilidade urbana.

Segundo a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o evento transcorreu sem ocorrências graves. Apenas um flagrante foi registrado no último dia, com apoio do sistema de reconhecimento facial. O suspeito tinha mandado de prisão em aberto. “Tivemos apenas pequenos furtos e um caso isolado de prisão, com atuação rápida e eficaz das equipes”, informou o tenente-coronel Roberto Castro, do 12º BPM de Camaçari.

A avaliação foi reforçada pela Polícia Civil, que considerou o Camaforró o “evento mais tranquilo dos últimos anos”, conforme afirmou a delegada Danielle Monteiro, titular da 18ª Delegacia Territorial.

Na área da saúde, a Secretaria de Saúde (Sesau) contabilizou cerca de 300 atendimentos, sendo apenas três transferências para unidades hospitalares. A maioria dos casos envolveu quadros leves, como embriaguez. “Foi um evento seguro também do ponto de vista sanitário, com fluxo assistencial bem organizado”, explicou Márcia Cruz, coordenadora da Atenção Básica e de Eventos da Sesau.

No aspecto cultural, a secretária Elci Freitas destacou o sucesso da Vila Maria Bonita, estrutura que estreou na edição e agradou ao público. “Foi um espaço que encantou e reforçou a identidade cultural do Camaforró, com proposta cenográfica e programação voltadas para a tradição nordestina”, disse.

Outro ponto alto da festa foi o retorno do transporte público na cidade, que garantiu mobilidade ao público da sede, orla e zona rural. A frota, equipada com ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade, operou com tarifa congelada e bilhetagem eletrônica.

A segurança contou com o reforço de 1.349 agentes das forças policiais, bombeiros e Departamento de Polícia Técnica, além da instalação de 23 câmeras, 18 com reconhecimento facial, detectores de metal nos portais e vigilância por identificação de placas veiculares.

Ao todo, 1.500 profissionais atuaram na produção da festa, incluindo equipes de apoio, logística, segurança e atendimento ao público. A cobertura envolveu mais de mil trabalhadores credenciados entre imprensa e comércio.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos da Secretaria de Governo (Segov), o Camaforró 2025 celebrou cultura, tradição e organização, destacando-se como um dos maiores festejos juninos da Bahia neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *