Estudantes da rede estadual já podem se inscrever nos programas CNH na Escola e CNH da Gente

A partir desta segunda-feira (16), estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual da Bahia, vinculados ao Programa Bolsa Presença, poderão se inscrever em dois novos programas de acesso gratuito à habilitação: o CNH na Escola e o CNH da Gente. As inscrições seguem até 30 de junho e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ba.gov.br.

CNH na Escola: preparação antes da maioridade

Nesta primeira etapa, o programa CNH na Escola vai ofertar 2 mil vagas para estudantes de 59 escolas estaduais de Salvador e de municípios do interior baiano. A iniciativa, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com o Detran-BA, oferece aulas teóricas de formação para o trânsito a jovens que ainda não atingiram a maioridade, preparando-os para obter a carteira de habilitação assim que possível.

“Estamos falando de uma agenda de inclusão. Muitos estudantes não tinham condições de tirar a carteira, e agora o governo entrega essa oportunidade para a juventude”, afirmou a secretária de Educação, Rowenna Brito.

CNH da Gente: habilitação gratuita para maiores de 18

Já o CNH da Gente é voltado para estudantes da rede estadual com mais de 18 anos, inscritos no Bolsa Presença e no CadÚnico. O programa oferece 5 mil vagas para a obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, com isenção de taxas e gratuidade total.

Ambos os programas foram regulamentados por editais publicados no Diário Oficial do Estado no dia 4 de junho. A expectativa é beneficiar 12 mil pessoas de baixa renda em todo o estado, nesta primeira fase.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destacou o impacto social das iniciativas:

“Esses programas formam condutores, qualificam mão de obra e ampliam as possibilidades de geração de renda para a população mais carente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *