
O governador Jerônimo Rodrigues realizou, nesta quarta-feira (21), uma visita técnica à sede da Bahiafarma, em Simões Filho, para acompanhar de perto os avanços do projeto de produção de testes rápidos no estado. A iniciativa integra a parceria firmada com a empresa chinesa Hotgen Biotech, referência global no desenvolvimento de diagnósticos, e visa fortalecer a atuação da Bahiafarma na área da saúde pública com transferência de tecnologia.
Acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, o governador conheceu o espaço onde serão fabricados testes rápidos para detecção de zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária. A ação faz parte do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), promovido pelo Ministério da Saúde, que busca ampliar a autonomia do país na produção de insumos estratégicos.
“Estamos concluindo uma etapa importante dessa parceria com o Ministério da Saúde e a Hotgen, ampliando a capacidade de produção da Bahiafarma e fortalecendo o nosso compromisso com a saúde pública”, afirmou Jerônimo, que também tem reunião marcada com representantes da empresa ainda esta semana.
A expectativa é que a nova linha de produção entregue ao SUS 25 milhões de testes rápidos por ano, com capacidade máxima de até 75 milhões, o equivalente a 288 mil testes por dia. Os primeiros produtos já possuem registro na Anvisa, e novos testes — como os de HIV, HTLV e o combinado Sífilis Duo — aguardam análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Durante a visita, foram apresentados também o plano estratégico de reestruturação do Parque Fabril, o panorama geral do Parque Industrial, o cronograma de produção até 2038, além dos detalhes da futura criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Medicamentos da Bahiafarma (CPDIM-BF).
A secretária Roberta Santana destacou que o processo já avançou com a produção de embalagens e capacitação técnica da equipe. “Estamos preparados para iniciar assim que a PDP for finalizada. Já realizamos estudos, treinamentos e estamos prontos para receber os equipamentos”, explicou.
Para a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, a presença do governador reforça o compromisso do estado com a inovação em saúde. “Temos 18 projetos de PDP em análise, sendo cinco voltados à produção de kits diagnósticos em parceria com a Hotgen. Essa visita fortalece ainda mais nossas iniciativas”, afirmou.
Sobre a Bahiafarma
A Bahiafarma é uma fundação vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e integra a administração pública indireta estadual. Atua como laboratório farmacêutico público, filiado à ALFOB (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil) e inserido na política nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), considerada estratégica para a soberania sanitária e o desenvolvimento econômico do país.
