Governo da Bahia leva Pré-Micareta aos distritos de Feira de Santana e reforça segurança para folia segura

A festa já começou em Feira de Santana com a realização da Pré-Micareta 2025 nos distritos. No sábado (26), foi a vez de São José sentir o ritmo da folia, e no domingo (27), o distrito de Ipuaçu recebeu pela segunda vez consecutiva o evento, que conta com apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA).

A proposta de descentralizar a micareta tem garantido à população dos distritos acesso direto à festa, à cultura e ao entretenimento. “É algo novo aqui pra Ipuaçu e espero que se repita sempre. Estou adorando”, celebrou o influenciador digital e morador de Feira, Jau Ferreira.

A celebração também movimenta a economia local e reforça o pertencimento cultural. “É uma grande satisfação ver o distrito ser lembrado. Isso valoriza nosso território”, disse Enos Costa, produtor de eventos.

Com nomes como Tony Salles, Cescé Amorim, Paula Sanffer, Theuzinho, Belito, além da Banda Gelmix, as atrações reforçam o papel da Pré-Micareta como vitrine para artistas baianos e reafirmam Feira de Santana como polo cultural do estado. “Essa iniciativa do Governo é fundamental. Cultura também é direito, e ela precisa alcançar todos os territórios”, comentou a cantora Gerlândia Melo, vocalista da Gelmix.

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, destacou o impacto social e econômico da ação. “É bonito ver o povo na rua, celebrando com arte e alegria. Eventos como esse promovem não apenas cultura, mas geração de renda e autoestima nas comunidades”, afirmou.

Esse efeito econômico é visível nas ruas. Para comerciantes locais como Joílson Lima, a Pré-Micareta representa muito mais que festa. “É uma chance de melhorar a renda. As vendas estão ótimas, o movimento é bom. A gente agradece”.

A segurança dos foliões também está entre as prioridades. O Governo do Estado destinou R$ 26 milhões para a Micareta de Feira, sendo R$ 12 milhões voltados exclusivamente para reforçar o esquema de segurança. Ao todo, serão mobilizados 8.600 agentes, entre policiais militares e civis, bombeiros e equipes do Departamento de Polícia Técnica, com apoio de câmeras de monitoramento, drones, portais de abordagem e centros móveis de controle.

A festa maior, a Micareta oficial de Feira, acontece entre os dias 1º e 4 de maio. E, como parte da programação, a Secult-BA já confirmou a presença de 14 entidades afro, apoiadas pelo Programa Ouro Negro. Grupos como o bloco Quilombo e o tradicional Flor de Ijexá — que celebra 44 anos — trarão à avenida a força das expressões culturais de matriz africana, reafirmando o compromisso com a diversidade e a valorização das tradições populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *