
A filósofa Djamila Ribeiro, o apresentador Manoel Soares e a atriz Tainá Müller fazem parte da programação deste sábado (12) da Bienal do Livro Bahia, evento que acontece até a próxima terça-feira (15), no Centro de Convenções, em Salvador. [Veja a programação completa no final da reportagem]
O evento retornou à capital baiana após ter sido adiado em 2020 por causa da pandemia da Covid-19. Idealizado pela GL Events, mesmo grupo que realiza a Bienal Internacional do Livro Rio, o evento foi repaginado reúne as principais editoras do mercado, autores e formadores de opinião em uma programação cultural voltada para toda a família.
A grade é focada também no universo dos jovens e conta com a participação de nomes da cultura pop, para debater temas atuais e que conectam a geração de novos agentes de transformação. A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas durante os seis dias.
Programação deste sábado (12) na Arena Jovem
- 12h – Histórias e percalços da vida em cor-de-rosa – Um encontro com Paula Pimenta
A escritora best-seller Paula Pimenta faz um balanço das suas duas décadas de carreira e responde às perguntas do público. Ao seu lado, a atriz Bela Fernandes, que interpreta Fani no longa “Fazendo meu filme”, baseado na obra literária de Pimenta.
Participantes: Bela Fernandes (atriz) e Paula Pimenta (escritora)
Mediador: Deko Lipe (escritor e criador de conteúdo)
- 15h – Nordeste à meia-luz
Os escritores Cristhiano Aguiar (PB), Ian Fraser (BA) e Márcio Benjamin (RN) conversam sobre as literaturas noir e de terror realizadas hoje no Nordeste e no Brasil. Além disso, debatem como esses gêneros literários podem nos ajudar a entender o tempo presente.
Participantes: Cristhiano Aguiar (escritor e professor), Ian Fraser (escritor e dramaturgo) e Márcio Benjamin (advogado, escritor e roteirista).
Mediadora: Lorena Ribeiro (escritora e educadora)
- 17h – Políticas, tretas e diálogos possíveis no Brasil de hoje
Como lidar com esse momento em que todo mundo quer defender sua opinião, sem se preocupar em escutar o outro? Este será o mote da conversa entre o ensaísta e filósofo Francisco Bosco e o escritor e jornalista Manoel Soares. O papo será mediado pela jornalista Edma Gois.
Participantes: Francisco Bosco (autor e ensaísta) e Manoel Soares (apresentador e jornalista)
Mediador: Edma Góis (jornalista e crítica literária)
- 19h – Construindo Verônica
O escritor Raphael Montes conversa sobre o processo de construção do seu romance/série “Bom dia, Verônica”. Ao seu lado, a atriz Taína Müller fala do processo de viver a personagem na série adaptada, a protagonista Verônica.
Participantes: Raphael Montes (autor) e Tainá Müller (atriz)
Mediador: Anderson Shon (escritor e poeta)
Programação deste sábado (12) no Café Literário
- 13h – Programa caminhos da leitura: roda de conversa
A experiência do teatro, a simplicidade de uma avó, a veia do escritor. Caminhos diferentes que irão formar um diálogo entre as produções do drama de Paulo, a leveza da poesia de Tiago, a vivacidade do livro infantil de Stael e liberdade da escrita de Márcia Monteiro
Participantes: Márcia Fonseca (psicóloga), Paulo Atto (dramaturgo), Stael Mamed (analista de sistemas) e Tiago Oliveira (poeta e professor)
Mediadora: Jane Palma (gerente da FGM)
- 16h – Escutar a terra
Um dos grandes pensadores do país hoje, Ailton Krenak, vai compartilhar suas reflexões sobre os desafios que o Brasil enfrenta não somente com relação à questão indígena e ambiental, mas em termos estruturais da sociedade como um todo, a partir do que pode aprender com os povos originários. Como podemos imaginar o futuro a partir de uma nova cosmovisão?
Participante: Ailton Krenak (ativista do movimento socioambiental)
Mediador: André Uzeda (jornalista)
- 19h – Avós, filhas e netas
Intelectual pública negra que popularizou discussões importantes sobre feminismo e racismo através das redes sociais, hoje autora de livros best-sellers com repercussão internacional, Djamila Ribeiro conta sua trajetória a partir do fio de mulheres que constituíram e constituem sua família.
Participantes: Djamila Ribeiro (filósofa e escritora)
Mediação: Denny Fingergut (jornalista)
SERVIÇO
Bienal do Livro da Bahia
Data: quinta (10) a terça-feira (15)
Local: Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), pelo site oficial do evento
REPRODUÇÃO: G1
