
A cantora Nana Caymmi faleceu nesta quarta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há algumas semanas na Casa de Saúde São José, na Zona Sul da cidade, onde passou por um procedimento de cateterismo e implantou um marcapasso.
Nana era filha do violonista Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Com uma carreira que atravessou mais de seis décadas, ficou conhecida pela voz marcante e interpretações profundas, que passeavam por diversos gêneros da música brasileira.
Nascida em abril de 1941, Nana iniciou sua trajetória musical ainda jovem. Aos 19 anos, casou-se com o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, com quem teve duas filhas. Nessa época, já havia gravado sua primeira música, “Acalanto”, composta por seu pai.
O primeiro disco solo saiu em 1960, mas foi em 1966 que ganhou destaque nacional, ao vencer o Festival Internacional da Canção com “Saveiros”, de Dori Caymmi e Nelson Motta. Nos anos seguintes, participou de festivais e gravou ao lado de grandes nomes da MPB.
Em 1998, seu nome voltou aos holofotes com o sucesso “Resposta ao Tempo”, tema de abertura da série “Hilda Furacão”, da TV Globo. A canção lhe rendeu um Disco de Ouro e se tornou uma das mais lembradas de sua carreira.
Nos últimos anos, a cantora enfrentava problemas de saúde. Desde o início de 2024, foi internada três vezes. Segundo seu irmão, Danilo Caymmi, Nana estava há nove meses hospitalizada, enfrentando complicações causadas pela obesidade, mas permanecia lúcida.
Na véspera de sua morte, a artista havia comemorado 83 anos, com a visita de seus sobrinhos Gabriel e Alice Caymmi no hospital.
Até o momento, a família não divulgou informações sobre o velório e sepultamento.
